#Otaku Girl - Mangás





Ei, você que adora mangás, esse post aqui é pra você. Conheça mais sobre mangás, de como são feitos e muito mais.






Um pouco sobre mangás


 Mangá é o nome que os japoneses dão aos seus quadrinhos. A palavra se origina da união de dois Kanji (um dos alfabetos no Japão): Manketsu (conto ou história) e Fashiko (ilustração). Numa tradução técnica, Histórias em Quadrinhos. Este é um mercado levado muito a sério no Japão, vendendo anualmente centenas de milhões de revistas! Estes números inacreditáveis para o mercado ocidental refletem a venda igualmente inacreditável de revistas: algumas publicações semanais chegam a vender mais de 5 milhões de exemplares por semana.Sabe porque o mangá vende tanto ? Primeiramente, no Japão todos gostam de ler mangá. O gosto pela leitura é estimulado desde que a criança aprende a ler. Não importa a idade ou sexo, há mangás para agradar a todos.

  Em segundo lugar, as histórias são bem direcionadas ao público-alvo. As editoras pesquisam para saber o que mais agrada seus leitores. E em terceiro e, talvez, o mais importante motivo: os desenhos de mangá são muito atraentes aos olhos por serem simples, limpos e esteticamente bonitos. Graças à união destes três fatores, o mangá faz sucesso a mais de 60 anos. E há duas décadas começou a conquistar cada vez mais espaço em diversos países, incluindo o Brasil.





Como são feitos

    Resumidamente, para dar conta de um trabalho tão intenso, cada desenhista principal tem uma equipe de assistentes e, mesmo assim, não dispõe de tempo para produzir um desenho muito elaborado. Em geral, o mangaká (nome dado ao desenhista de manga, que em 90% dos casos é também roteirista de suas próprias histórias) só faz o lay-out  geral da página, desenha os personagens e passa para sua equipe fazer o restante. Devido a esta urgência na produção para suprir o consumo, desenvolveu-se, com o tempo, várias técnicas de desenho com traços simples e limpos ( o rosto de um personagem de mangá pode ser definido em 10 traços); mas para compensar esta simplicidade nos personagens, usam-se muitas expressões faciais e cenários elaborados. O resultado final é o que se vê: desenhos limpos, mas bonitos, cenários detalhados e uma criteriosa escolha de cores em tons pastéis.



Como se tornar um mangaká

  Andei pesquisando e achei um texto super legal no kkshimanimes , um texto bem explicado que garanto que vai ajudar muito quem sonha seguir essa carreira. Deem uma olhadinha, vale a pena!
Mas resumidamente, ser mangaká não é nada fácil, você precisa ser muito persistente. Porém, não pode desanimar. O treino é o segredo da Excelência. Quem sabe eu ainda não leia um mangá seu né ?

Bom, é isso aí galera! Espero que tenham gostado do post de hoje, não se esqueçam de mandar sugestões no e-mail da otaku girl, ou aqui nos comentários mesmo. Ah, e quais são seus mangakás preferidos ? Tem ou já teve vontade de ser mangaká ?

Um grande beijo e até a próxima! (* v *)/











Tecnologia do Blogger.